Absorção de impacto - Calçado de Segurança - Safetline

abosrção-de-impacto-calçado-de-segurança

Absorção de impacto

Nas atividades diárias, seja trabalho, lazer ou esporte, a locomoção das pessoas depende, principalmente, do ato de caminhar ou correr.

Durante a marcha, especialmente na fase de apoio, que se inicia com o toque do calcanhar e termina com a retirada do hálux (dedão) do solo, o impacto do apoio do pé no solo provoca uma força de reação, do solo para o pé, que é absorvida pelo corpo humano.

Por isso, para garantir a saúde e a boa performance dos pés e do corpo como um todo, é fundamental o uso de um calçado confortável e seguro, que tenha um eficiente sistema de absorção de energia na área do salto.

Um sistema que absorva impactos mecânicos e físicos e minimize consequências no calcanhar que possam causar desconforto, fadiga, dores e lesões.

Conforto e segurança nos pés

Na fabricação de calçados profissionais verdadeiramente confortáveis e seguros, são indispensáveis conhecimentos sobre anatomia e fisiologia do pé, materiais e engenharia de produção.

É preciso ressaltar que a parte inferior do calçado tem a maior influência quando os assuntos são conforto e segurança, portanto, entre os principais quesitos a serem considerados na criação deste EPI (Equipamento de Proteção Individual), está justamente a capacidade de absorção de impacto.

Com o objetivo de alcançar a absorção de impacto necessária para que um calçado seja considerado de segurança, normas técnicas que seguem critérios anatômicos (medidas) e fisiológicos do pé (movimento e uso) devem ser rigidamente obedecidas.

O item 5.14 da ABNT NBR ISO 20344 (Equipamentos de Proteção Individual – Métodos de Ensaio para Calçados) trata da determinação da absorção de energia na área do salto.

Tal componente precisa ser aprovado em testes laboratoriais contra impactos de, no mínimo, 20 joules.

A simbologia “E” comprova que o calçado possui alta absorção de impacto na área do salto, que é a parte dos pés que mantém o primeiro contato ao tocar no solo.

Todos os modelos de calçados profissionais da marca Safetline possuem tal simbologia por causa de seus modernos sistemas de absorção de energia, cuja resistência apresentada nos ensaios é de 30 joules.

Os cuidados da Safetline na fabricação de seus solados passam pela escolha dos materiais utilizados, pois, quanto mais absorventes forem, menor será a reação do solo em relação aos pés.

Passam, também, por um design diferenciado detalhadamente estudado e pelo uso de avançadas tecnologias.