Biqueiras de Segurança para Calçados de Segurança - Safetline

Biqueiras de segurança para calçado ocupacional

Biqueira de segurança

As biqueiras de segurança são importantes componentes em um calçado profissional, pois têm como objetivo proporcionar proteção adicional ao trabalhador em seu ambiente de trabalho quando há riscos de queda de objetos pesados ou cortantes sobre os pés, pisões, chutes ou topadas, assim como de queimaduras por contato com produtos químicos.

Localizadas na parte dianteira do EPI (Equipamento de Proteção Individual), embaixo do cabedal, as biqueiras de segurança mais conhecidas no mercado são feitas de aço ou composite. As duas opções estão disponíveis nos produtos da marca Safetline.

Conforme as normas técnicas ABNT NBR ISO 20345 (EPI – Calçado de Segurança) e ABNT NBR ISO 20344 (EPI – Métodos de Ensaio para Calçados), para que sejam considerados de segurança, os calçados – e suas respectivas biqueiras – precisam ser aprovados em testes laboratoriais contra impactos de, no mínimo, 200 J (joules) e de resistência à compressão do bico de 15 kN (quilonewtons).

É fundamental, portanto, conhecer esses requisitos para especificar corretamente o EPI conforme os riscos de cada setor e, então, fornecer a proteção adequadaa cada trabalhador.

Biqueiras de Segurança para calçado ocupacional

BIQUEIRAS DE AÇO

Tradicionais, as biqueiras de aço carbono SAE 1045 com pintura eletrostática anticorrosiva estão há mais tempo no mercado de Segurança e Saúde do Trabalho.

BIQUEIRA DE COMPOSITE

Por sua vez, as biqueiras de composite, feitas a partir da combinação de fibras de carbono, vidro e poliéster especial, vêm ganhando cada vez mais espaço.

 Têm maior custo, mas trazem benefícios extras, entre eles, maior leveza. Antes de fazerem parte do calçado, seu peso é cerca de 35% menor que o das biqueiras de aço.

Porém, quando o EPI está pronto, revestido pelo cabedal e pelo solado, o peso final entre os calçados tem diferença de cerca de 2,5%, porque o composite precisa de mais material para ser coberto.

Outra vantagem das biqueiras de composite é que, por não possuírem componentes metálicos, não conduzem eletricidade e, portanto, podem ser utilizadas em ambientes com risco de choque elétrico. Além disso, evitam transtornos onde há detectores de metais.