Isolamento ao calor do conjunto do solado - HI - Safetline

calçado-de-segurança-resistente-ao-isolamento-ao-calor

CALÇADO RESISTENTE AO ISOLAMENTO AO CALOR - HI

Altas temperaturas em ambientes ocupacionais podem causar lesões graves, como queimaduras, nos pés dos trabalhadores. Por isso, nesses locais, é exigido por lei que sejam utilizados calçados profissionais com isolamento ao calor do conjunto do solado.

Para receberem o selo HI, esses calçados devem ser aprovados nos testes laboratoriais de acordo com a norma ABNT NBR ISO 20344 (Equipamentos de Proteção Individual – Métodos de Ensaio para Calçados).

Nos ensaios de determinação da resistência ao contato com o calor, utiliza-se um recipiente contendo areia e uma placa quente, na parte inferior do recipiente, responsável pelo aumento da temperatura.

Também é utilizado um sensor de temperatura com precisão de aproximadamente 0,5 grau, o qual é colocado sobre a palmilha de montagem ou a palmilha interna (quando presente). Para completar o corpo de prova dos testes, coloca-se esferas de aço dentro do calçado.

Resistente ao isolamento ao calor (HI)
Resistente ao isolamento ao calor (HI)

Nesse processo, calcula-se o aumento de temperatura do componente a partir da variação entre as temperaturas inicial e final após o tempo de 30 minutos definido pela norma.

Ao final do teste, também é necessário registrar os danos causados ao calçado que podem afetar seriamente sua funcionalidade.

O início da separação do cabedal da sola, por exemplo, é um dos danos inaceitáveis.

Vale destacar que, com exceção da palmilha interna, o isolamento ao calor do conjunto do solado deve ser incorporado ao calçado de tal modo que não seja possível removê-lo sem danificar o EPI.

A Safetline tem em seu portfólio calçados profissionais aprovados com distinção nos ensaios de determinação da resistência ao contato com o calor previstos na ABNT NBR ISO 20344.