resistência ao escorregamento - Safetline

Banner_escorregamento-página

Resistência ao escorregamento do solado

Quedas e outros acidentes envolvendo trabalhadores por causa de escorregões no ambiente ocupacional podem ser evitados com o uso do calçado profissional adequado, ou seja, um calçado que tenha um solado com resistência ao escorregamento.

A resistência ao escorregamento do solado (coeficiente de atrito) tem como objetivo promover a segurança do usuário ao caminhar sobre uma superfície em que haja água, óleo, detergente ou qualquer outra substância ou, ainda, sobre superfícies de aclive e declive.

Em qualquer situação que envolva escorregamento, a própria superfície do piso e outros fatores não relacionados ao calçado terão uma influência importante sobre o desempenho do EPI.

Dessa forma, não existem produtos antiderrapantes, mas, sim, condições de menor ou maior resistência ao escorregamento.

De acordo com a norma.

Com base nas normas sobre Equipamentos de Proteção Individual ABNT NBR ISO 20345 (Calçado de Segurança), ABNT NBR ISO 20346 (Calçado de Proteção) e ABNT NBR ISO 20347 (Calçado Ocupacional), a emissão ou renovação de um CA (Certificado de Aprovação) de um calçado depende, também, da aprovação nos testes de resistência ao escorregamento do solado.

Resistencia ao escorregamento do solado SRA
Resistencia ao escorregamento do solado SRA
Resistencia ao escorregamento do solado SRC
solados Safetline

Nesses ensaios, os EPIs podem ser testados em três níveis: SRA, SRB e SRC.

O fabricante alcança o selo SRA quando seu calçado passa no teste de resistência ao escorregamento do solado em piso cerâmico com solução de detergente.

Já o selo SRB comprova que o produto passou no ensaio em piso metálico com solução em óleo.

Por sua vez, o selo SRC atesta que o EPI foi aprovado nos dois testes anteriormente citados.

A Safetline possui em seu portfólio calçados profissionais com solados resistentes ao escorregamento e aprovados com distinção em todos os ensaios exigidos pela legislação de Segurança e Saúde no Trabalho vigente.

Entre eles, estão os solados Falcon PU/PU, Falcon PU/TPU e Rudolf PU/PU, com resistência ao escorregamento nível SRC.