A importância do calçado isolante elétrico

A importância do calçado isolante elétrico

 

A importância do calçado isolante elétrico – Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que, nos últimos dez anos, houve picos de mais de 80 mortes anuais decorrentes de acidentes de trabalho com eletricidade. Tais índices vêm sendo reduzidos com o auxílio de EPIs adequados, entre eles, o calçado isolante elétrico.

 O calçado isolante elétrico da Safetline protege a integridade física e psicológica dos profissionais que lidam diariamente com eletricidade, portanto sujeitos a riscos de choques, queimaduras por arco elétrico e chama repentina e quedas de altura. 

Além de respeitar as normas regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, a linha atende aos requisitos da norma técnica ABNT NBR 16.603:2017 – Calçado isolante elétrico para trabalhos em instalações elétricas de baixa tensão até 500 V em ambiente seco – Requisitos e métodos de ensaios.

A importância do calçado isolante elétrico

Conforme a referida norma técnica, o calçado isolante elétrico classe I (fabricado em couros, têxteis, laminados sintéticos e outros materiais) não deve possuir componente de metal algum, tais como alma de aço, ilhoses metálicos, fivelas metálicas, zíperes, pregos e rebites. 

Já seu cabedal precisa ser resistente à penetração de água e ter toda a região do dorso, até o ressalto, livre de costuras, incluindo os solados blaqueados na região frontal. 

A resistência do calçado isolante elétrico precisa ser maior que 1.000 MΩ. Já no que diz respeito ao isolamento, o EPI deve ser capaz de suportar a aplicação de 14.000 V (rms) em 60 Hz por 1 min, sendo que o valor da corrente de fuga não pode ser maior do que 0,5 mA. 

A norma ABNT NBR 16.603:2017 prevê, ainda, a introdução das simbologias SI, PI e OI, referindo-se, respectivamente, às características segurança isolante elétrico, proteção isolante elétrico e ocupacional isolante elétrico. 

Graças à qualidade de seu calçado isolante elétrico, a Safetline recebeu, em 2019, no Prêmio Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo) de Segurança e Saúde no Trabalho, certificado de destaque como uma das três melhores empresas fornecedoras na categoria Calçados Isolantes de Eletricidade.