Calçados de segurança para quem trabalha em postos de combustíveis

Calçados de segurança

Calçados de segurança

Empregados e empregadores precisam estar atentos aos riscos ocupacionais existentes nos postos de combustíveis. Os componentes presentes na gasolina e no diesel, como o benzeno e outros hidrocarbonetos, são altamente prejudiciais à saúde e podem causar doenças no aparelho respiratório, pele e olhos, assim como câncer. Tais produtos também são inflamáveis, o que pode causar incêndios e explosões. 

Para a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais nesses segmentos, portanto, é fundamental o respeito às normas regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, com ênfase para a NR 6 (Equipamentos de Proteção Individual) e a NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis). 

EPIs

Entre as importantes medidas a serem adotadas para proteger os profissionais que atuam em postos de combustíveis, está o uso de EPIs adequados, como uniformes confeccionados com tecidos antichamas, luvas específicas, máscaras de proteção respiratória, óculos e, claro, calçados de segurança. 

Cabe ao empregador dos postos de combustíveis adquirir os EPIs adequados e devidamente certificados de acordo com o risco de cada atividade, assim como exigir sua utilização, orientar e treinar os trabalhadores sobre uso correto, guarda e conservação. Também cabe a ele a substituição imediata desses equipamentos quando danificados ou extraviados. 

Por sua vez, cabe ao empregado utilizar o EPI para a finalidade a que se destina, se responsabilizar pela guarda e conservação, comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o equipamento impróprio para uso e cumprir as determinações sobre uso adequado. 

ATIVIDADES –Calçados de segurança

A escolha do EPI correto depende da atividade a ser desenvolvida e dos riscos presentes nos postos de combustíveis. Após a análise desses riscos e do mapeamento das instalações, especificar o equipamento adequado à proteção do trabalhador requer conhecimento e compreensão dos conjuntos normativos que são mandatórios para a sua certificação. 

Os calçados de segurança para quem trabalha nesses ambientes precisam ter importantes características, entre elas, evitar o contato da pele do usuário com produtos químicos e umidade. Também é necessário que protejam contra queimaduras, perfurações, cortes e quedas de objetos. Precisam, ainda, garantir que o usuário não escorregue em pisos molhados ou escorregadios. 

A Safetline tem em seu portifólio diferentes modelos de calçados profissionais desenvolvidos com todas as exigências e certificações necessárias para o trabalho seguro em postos de combustíveis.