Calçados para profissionais dos serviços de saúde

Calçados para profissionais dos serviços de saúde

Cuidar bem de quem cuida de outras pessoas é fundamental. Por isso, os calçados para profissionais da saúde precisam oferecer segurança e conforto absolutos, além de praticidade e estilo.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, cirurgiões, anestesistas, instrumentadores, fisioterapeutas, nutricionistas e tantos outros trabalhadores da área, quase sempre, têm jornadas longas e boa parte passada em pé ou caminhando. Também são profissionais expostos a diversos riscos, como biológicos e ergonômicos.

NORMATIZAÇÃO

A Norma Regulamentadora 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde) estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Entre as várias medidas de prevenção, a normatização trabalhista determina a utilização de Equipamentos de Proteção Individual e veda o uso de calçados abertos, ou seja, que deixem à mostra o calcanhar, o dorso, as laterais e os dedos dos pés.

No entanto, mais do que adquirir um modelo fechado, o usuário precisa ficar atento a outros importantes requisitos para sua proteção, bem-estar e consequente maior produtividade.

Para que atendam a todas as exigências, os calçados para profissionais de saúde devem oferecer conforto, qualidade, durabilidade, praticidade e estilo, sejam eles tênis, sapatênis, sapatos, mocassins, botas ou botinas.

Por isso, na hora da escolha do par ideal, é preciso considerar itens como material e tecnologias utilizados na fabricação, anatomia, peso, tipo de palmilha, aderência ao solo, praticidade, qualidade, design e custo-benefício.

DETALHES – Calçados para profissionais dos serviços de saúde

Conforto é resultado, em grande parte, de um ajuste adequado com os pés. Um modelo mal-ajustado, que não seja anatomicamente correto, não será confortável. Calçados para profissionais de saúde também devem propiciar equilíbrio entre apoio e suavidade, não podendo ser nem muito macios, nem muito duros.

Outro item importante é a aderência ao chão, pois esses trabalhadores, muitas vezes, executam suas tarefas em superfícies com água, fluidos corporais ou outros líquidos. Sendo assim, o modelo deve ter solado com tecnologia antiderrapante e materiais que ajudem a mantê-lo estável enquanto fornece tração. Também deve ser flexível o suficiente para permitir um caminhar confortável.

Quanto ao que se qualifica como peso ideal de calçados para profissionais de saúde, varia de pessoa para pessoa. Entretanto, em linhas gerais, a melhor opção são modelos não muito pesados ou desajeitados, pois os pés podem ficar mais cansados ao longo do turno de trabalho. Um sapato mais leve é melhor, desde que ofereça a estabilidade e a proteção adequadas.

SUPORTE

Os calçados para profissionais de saúde também devem oferecer apoio substancial para os pés, as pernas e as costas do usuário, pois ele pode precisar levantar peso, o que exige estabilidade suficiente. A espessura, o material, a sustentação geral e a flexibilidade de um calçado profissional também contribuem para seu suporte total.

Uma variedade de materiais pode ser utilizada na confecção de calçados profissionais para a área da saúde, mas o couro se destaca. A microfibra, igualmente confortável, leve e durável, também está entre as matérias-primas que se sobressaem.

PALMILHAS

As palmilhas dos calçados para profissionais de saúde devem proporcionar amortecimento, conforto e estabilidade, bem como um ajuste que não seja nem muito frouxo e nem macio demais. Vários modelos vêm com palmilhas removíveis, que permitem a inserção de órteses personalizadas.

As palmilhas de um bom calçado profissional, bem como seu cabedal, devem fornecer ventilação suficiente para manter os pés frescos e confortáveis durante todo o turno de trabalho. As propriedades antimicrobianas, que impedem o odor desagradável, também são importantes.

ESTILO

O estilo do calçado profissional depende de uma variedade de fatores, incluindo a preferência pessoal do usuário em relação a design, cores e outras características. Entretanto o local de trabalho pode ter diretrizes que devem ser seguidas.

Se, por outro lado, houver mais liberdade na escolha, o mais importante é sempre optar por calçados realmente seguros, que ofereçam a proteção necessária contra acidentes e doenças ocupacionais.

CUSTO-BENEFÍCIO

Independentemente do tipo de calçado profissional, é ampla a variedade de preços e qualidades no mercado. É importante selecionar um modelo que se adapte ao orçamento, mas o principal é avaliar o custo-benefício do produto. Afinal, quando esse cálculo é feito, mesmo investir um pouco mais vai sair mais barato.

Em seu portifólio, a Safetline dispõe de sapatos e botinas da linha branca fabricados com microfibra ou vaqueta hidrofugada. São produtos desenvolvidos com as mais altas tecnologias e design moderno para total segurança e conforto dos profissionais da saúde. Acesse: www.safetline.com.br.