Calçado Resistente à Óleo e Hidrocarbonetos - Safetline

calçado-resistente-a-óleos-e-hidrocarbonetos

Resistente a Óleo e Hidrocarbonetos (FO)

Para que um calçado profissional garanta a segurança dos trabalhadores que atuam em ambientes ocupacionais com presença de óleos combustíveis, é necessário que ele tenha um solado resistente a esses tipos de produtos químicos (hidrocarbonetos).

O objetivo é que o solado não sofra degradação em contato com essas substâncias.

A resistência ao óleo combustível deve ser testada de acordo com as exigências da norma ABNT NBR ISO 20344 (Equipamentos de Proteção Individual – Métodos de Ensaio para Calçados).

calçado de segurança resistente a óleos e hidrocarbonetos
calçado-resistente-a-óleos-e-hidrocarbonetos

Nesses testes, utiliza-se trimetilpentano, um reagente líquido para fins gerais em que são mergulhados dois pedaços cilíndricos recortados dos solados. 

Após a execução dos procedimentos exigidos, o aumento do volume do corpo de prova não pode ser superior
a 15%.
 

Se o corpo de prova encolher mais de 1% em volume ou acrescentar mais de 10 unidades de dureza Shore A, um outro corpo de prova deve ser ensaiado e o crescimento do corte não pode ser superior a 6 mm antes de 150 000 ciclos de flexão. 

Todos os calçados do portfólio da Safetline possuem solados resistentes ao óleo combustível e hidrocarbonetos aprovados com distinção em todos os ensaios exigidos pela legislação de Segurança e Saúde no Trabalho vigente.